Pular para o conteúdo

NOTÍCIAS Casamento Comunitário 2023: Inscrição, Datas, Local

Muitos casais hoje em dia buscam o casamento comunitário como opção para realizarem o sonho de sedimentar a união, sem o alto custo que eventos do tipo geralmente envolvem. Saiba a seguir como funciona o casamento comunitário.

Casamento Comunitário 2023: Dúvidas, Como funciona

O casamento comunitário corresponde a uma cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo local, dia e horário.  Ideal para os casais que não pretendem gastar com produção de festa, recepção, aluguel de espaço físico, despesas com cartório, dentre outros inúmeros gastos.

Geralmente tais eventos são organizados por ONGs, igrejas e até mesmo cartórios, de modo a estimular os casais a se unirem, mesmo que não possuam condições financeiras para a celebração.

casamento civil é a união entre duas pessoas para comunhão plena de vida, com igualdade de direitos e deveres, sendo realizado por um Cartório de Registro Civil, após análise de todos os documentos do casal e perante o chamado “juiz de paz”.

Feitos os esclarecimentos acima, verifique abaixo como se inscrever para o casamento comunitário em 2023.

Casamento Comunitário 2023: quem pode participar?

Não existem regras bem definidas de quem pode participar dos casamentos comunitários, pois depende da instituição que irá promover o evento. Todavia, geralmente as ONGs e instituições dão preferência para casais de baixa renda.

Além das regras pré-definidas pela instituição responsável, os casais devem prestar atenção a todos os documentos que normalmente são solicitados para formalização do casamento. Confira:

  • Documentos de identidade do casal;
  • Comprovante de residência de ambos;
  • Em alguns casos, certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento com averbação de óbito para quem for viúvo;
  • Certidão de casamento com averbação de separação, no caso dos divorciados;
  • Duas testemunhas (apresentar documentos de identidade e CPF de ambos);
  • Comprovantes de renda.

Estando de posse dos documentos acima, o casal já poderá buscar a instituição responsável pelo casamento comunitário. Confira logo abaixo como se inscrever.

Após a seleção dos casais, estes normalmente são entrevistados pelos membros da instituição avaliar se o pré-requisitos foram preenchidos e se todos os documentos apresentados estão corretos e completos. Após isso, são orientados de quando e onde deverão comparecer para dar início à celebração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *